Transforma os teus dias com o Poder da Gratidão

Num ano cheio de stress e preocupação, pode ser difícil ver
de outra forma que não numa perspetiva pessimista. No entanto, a gratidão tende
a gerar gratidão - ou seja, quanto mais grat@ estás, mais razões encontras para
te sentires agradecid@.
Expressar gratidão é uma ação que traz benefícios para a saúde emocional, como indicam muitos estudos nesta área. E tem profundo enquadramento nesta época natalícia. Numa altura em que as restrições obrigam a maior redução no consumo material, os gestos de gratidão podem ser a melhor das ofertas e faz sentir tão bem... tanto para quem recebe, como para quem dá!
A palavra gratidão significa o reconhecimento por um benefício que recebeste. E são vários os benefícios (materiais ou não materiais) que recebemos diariamente e nos passam despercebidos.
Ao adotar o pensamento de gratidão, reconheces o bom que existe na tua vida. É uma atitude de apreciação. No processo, muitas das vezes, as pessoas reconhecem que a origem desse benefício é externa, nem que seja parcialmente, o que ajuda a fortalecer as relações.
Na Psicologia Positiva a gratidão é fortemente associada a uma maior felicidade. A gratidão ajuda as pessoas a desenvolver emoções mais positivas, a lidarem com a adversidade, a fortalecerem relações e a melhorar a saúde.
Gratidão pode ser sentida e expressa de várias formas. Podem dirigir-se ao passado (memórias positivas, sentir-se abençoado por vivências ou conhecimentos adquiridos), podem dirigir-se ao momento presente (não dando por adquiridas as bênçãos existentes) e ao futuro (com uma atitude positiva e otimista).
A gratidão é uma forma de apreciar o que se tem em lugar de procurar constantemente algo novo, na esperança de que isso faça sentir mais feliz. A gratidão ajuda a colocar o foco no que se tem em vez de colocar no que está em falta. E embora possa parecer forçado no início, com a prática esta mentalidade vai fortalecendo.
Algumas formas de cultivar a gratidão:
Escrever uma carta, ou uma nota de agradecimento. Podes melhorar a relação com outra pessoa ao expressares o teu agradecimento e apreço pelo impacto que aquela pessoa teve na tua vida. Envia ou entrega, ou lê pessoalmente. Cria o hábito e de vez em quando, escreve uma para ti mesmo.
Agradecer a alguém mentalmente. Apenas pensar em alguém que fez algo agradável e agradecer mentalmente.
Escrever um diário de gratidão. Cria o hábito de escrever ou de partilhar com quem amas o bom que recebeste no dia. Diariamente, ou semanalmente, escreve três a cinco coisas que funcionaram e que correram bem.
Orar. As pessoas religiosas podem usar a oração para agradecer.
Meditar. A meditação mindfulness é um treino para apreciar o momento presente, sem julgar. Pode focar nas sensações agradáveis daquilo por que se sente grato/a.
Não importa o quão pequeno ou grande, apreciar e sentires-te grat@, é uma forma positiva de terminar o dia e um momento especial para partilhar com alguém.
E então?... Pelo que te sentes grato/a hoje?
Por: Isabel Fernandes
Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (CP 7441), Coach, Hipnoterapeuta, Practioner em Programação Neurolinguística e formadora na área do desenvolvimento pessoal. É apaixonada por ajudar pessoas a transformarem as suas vidas e por capacitá-las para a utilização de todo o seu potencial para uma vida feliz. Para além do acompanhamento em consulta privada, desenvolve Programas especializados no controlo da Ansiedade e Redução do Stress.