Alimentos a evitar quando sente Stress e Ansiedade

21-05-2020

Sabia que a sua alimentação pode contribuir para o agravamento dos seus níveis de ansiedade?

Se se tem sentido maior agitação interna, ou mesmo crises de ansiedade, ou alterações de humor frequentes, faça uma análise à alimentação que tem vindo a fazer nas duas últimas semanas. Pode encontrar aí uma das razões para o seu nervosismo.

Da mesma forma que alguns alimentos podem auxiliar a combater a ansiedade, outros podem piorar os sintomas. E uma alimentação saudável é fundamental para uma mente saudável. Por isso, torna-se importante, aprender a ler os rótulos das embalagens, verificar que quantidades estão presentes nos alimentos indicados abaixo.

Por outro lado, também é verdade que um corpo ansioso ativa todo o seu mecanismo de auto-proteção, o que faz com que aumente o desejo por alimentos mais calóricos, no sentido de aportar maior quantidade de energia para o organismo, para o caso de ter que "fugir" ou "atacar" o que o "ameaça".

A má notícia é que, na sua grande maioria, os alimentos que contribuem para isso são alimentos que nos agradam ao palato. A boa notícia, é que a mudança de hábitos alimentares faz com que se sinta melhor dentro de poucos dias.


Alimentos a evitar:


Alimentos ricos em hidratos de carbono simples

Ou seja, farináceos como massas, pizza, pão, têm quantidades elevadas de hidratos de carbono na sua composição e, em doses exageradas, podem agravar sintomas de nervosismo e ansiedade e até mesmo, depressão, devido às quantidades de insulina e adrenalina que o corpo liberta para tentar assimilar os nutrientes, o que contribui para picos de açúcar no sangue.


Alimentos processados e ricos em Açúcar

À semelhança dos farináceos, também os açucares são ricos em hidratos de carbono simples e muito açúcar tem efeitos negativos na produção hormonal e no funcionamento do cérebro e podem intensificar os estados de ansiedade, além de ser bastante adititivo. Por isso, bolos, bolachas, guloseimas, refrigerantes... evitem ter em casa (longe da vista... longe da boca...)


Café

Este é o meu "queridinho". Adoro o cheiro e o sabor! Mas para pessoas sensíveis à cafeína, esta substância provoca um aumento de cortisol, uma hormona libertada pelo corpo nos momentos de maior stress. Esta hormona, em altas quantidades, pode agravar os sintomas de ansiedade. Alguns tipos de chás são estimulantes, tal como o café, como por exemplo chá preto, branco, verde ou chá mate.


Álcool

Muitas vezes as bebidas alcoólicas são consumidas com a intenção de "descontrair", quando, na verdade, essa substância pode desequilibrar uma série de neurotransmissores associados ao prazer e relaxamento. Em altas doses, o álcool inibe o sistema nervoso central, provocando maior inquietação e dificuldade de concentração.


Caso os sintomas de ansiedade persistam por várias semanas, procure ajuda profissional. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Utilizamos cookies para permitir o funcionamento adequado e a segurança do site e para lhe oferecer a melhor experiência possível.

Configurações avançadas

Personalize aqui as suas preferências em relação aos cookies. Ative ou desative as seguintes categorias e guarde a sua seleção.