7 dicas para lidar com a Ansiedade

Os sintomas de ansiedade podem condicionar bastante o seu dia-a-dia da pessoa e, quando continuados, fragilizam o seu sistema imunológico e aumentam o risco de contrair doenças. Existem muitas pessoas que sentem muita ansiedade e sofrem sozinhas com os seus problemas. Conhecer a ansiedade e como ela ativa o seu corpo é importante para que saiba lidar com ela e adotar uma atitude de resolução perante o problema.
Siga estas dicas para ajudar a controlar a sua ansiedade e ter uma vida mais saudável.
- Procure relaxar junto de amigos e familiares. Isolar-se e sofrer sozinho com o problema não vai resolver a situação. Se necessário, peça ajuda de um psicólogo.
- Procure respirar fundo e calmamente, como se estivesse a respirar pela barriga. Ao mesmo tempo, pode fechar os olhos e imaginar-se num local agradável, trazendo a si as sensações como se estivesse lá.
- Procure estar atento ao lado positivo da vida. Lembre todas as coisas boas do dia-a-dia, pelas quais se sente grato e pratique a gratidão. Muitas vezes, a ansiedade surge associada a pensamentos negativos intensificados pela própria pessoa.
- Pessoas muito ansiosas estão muitas vezes focadas no futuro, o que gera medos, sentimentos de insegurança e sofrimento por antecipação. Procure focar o momento presente, aqui e agora. Se os pensamentos estão mais associados a acontecimentos passados, sabe que nada pode ser feito para mudá-lo. Mas tudo o que faz hoje interfere com o seu futuro, por isso, invista a sua energia no momento presente e não no que já aconteceu.
- Pratique uma atividade física. O seu corpo sob ansiedade está preparado para lutar ou fugir, protegendo-o de possíveis ameaças. Por isso, a prática de exercício de baixo impacto são excelentes formas de lidar com a ansiedade.
- Dentro do possível junte a luz solar a essa atividade e sentirá um maior relaxamento.
- Tenha uma alimentação nutritiva e variada. O corpo sob tensão pede hidratos de carbono (os mais calóricos), pelo que pode contornar esse desejo com o apoio de alimentos ricos em nutrientes e hidratos de carbono saudáveis (frutas e vegetais).
Se mesmo assim, os sintomas persistirem, recomenda-se que recorra a ajuda especializada, para que a ansiedade não se instale como doença nem evolua para depressão. A terapia obtida em consulta psicológica revela-se bastante eficaz, na medida em que promove o auto-conhecimento e a adoção de estratégias de resolução.